No ano de 2020 o mercado imobiliário ficou aquecido com a histórica queda dos juros, o que influenciou diretamente na realização de financiamentos imobiliários e obviamente no trabalho das imobiliárias, já que por conta deste cenário houve aumento de 13,1 % na venda de imóveis novos em relação ao ano de 2019, o que representa a negociação de 51,2 mil unidades.
O fato é que, sem o trabalho realizado pelos corretores de imóveis todo esse crescimento no mercado imobiliário não teria um resultado expressivo como o que tivemos, pois são eles os responsáveis por intermediar a relação entre os vendedores e os futuros compradores.
Porém, não podemos deixar de lembrar que o bom resultado de todo esse conjunto para o crescimento do mercado de imóveis também depende de uma boa estrutura jurídica para resguardar o trabalho do corretor imobiliário e trazer segurança aos seus clientes.
E você como corretor de imóveis, deve estar se perguntando agora como a assessoria jurídica agregará nos seus serviços. Eis abaixo breves respostas:
O advogado quando representar um corretor de imóveis e/ou imobiliária atuará no sentido de orientar de maneira preventiva sobre toda e qualquer negociação imobiliária que esteja vinculada a este profissional.
A advocacia preventiva para a área imobiliária envolve a análise técnica da documentação de cada umas das partes do contrato imobiliário a ser celebrado, bem como do imóvel que está sendo negociado.
Dentro dessa análise, serão verificados os riscos que eventuais dívidas ou ações judiciais em nome dos vendedores poderão trazer para o negócio, se a documentação do imóvel está em ordem para que seja realizada a venda, locação ou outro tipo de operação imobiliária.
Além disso, a advocacia voltada ao corretor de imóveis cuida do momento mais importante em uma negociação imobiliária, a confecção do contrato que será firmado entre as partes.
Vemos muito a utilização de contratos padrões para a negociação de imóveis, o que acaba por desvalorizar as transações imobiliárias e traz riscos aos clientes captados, pois o que dá garantia e efetividade ao negócio é um contrato imobiliário feito de acordo com as peculiaridades de cada caso.
Uma assessoria jurídica para a corretagem imobiliária visa amparar o profissional antes, durante e após a formalização de um contrato imobiliário (compra e venda, locação, permutas etc.), o que agrega significativamente nos serviços do corretor, pois gera mais credibilidade e fornece a segurança que todo investidor de imóveis, ou aquela pessoa que sonha em ter seu primeiro imóvel busca ter.
O trabalho do corretor de imóveis e do advogado imobiliário caminha em conjunto, de modo que um agrega à atividade do outro para um objetivo em comum, qual seja, garantir uma transação imobiliária eficaz e que resguarde os interesses dos negociantes.
Em resumo, são diversas as atividades prestadas por uma assessoria jurídica imobiliária que influenciarão positivamente no trabalho do corretor de imóveis e que, inevitavelmente, irão colaborar com a permanência contínua da evolução do mercado de imóveis que temos acompanhado.
Por: Igor Nogueira – OAB/SP 391.294
Fontes:
https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/com-juros-baixos-e-oferta-de-credito-setor-imobiliario-fecha-2020-em-alta/ - Acesso em 04.01.2021, às 14h11.
Comments